(16) 3724 1522

Notícias
AS ÚLTIMAS NOVIDADES SOBRE O SANTA GIANNA CENTRO HOSPITALAR

27/09/2017

FRANCA, UMA CIDADE COM POTENCIAL PARA NOVOS NEGÓCIOS

Notícia

Categoria Atividades
- POSTADO POR Santa Gianna




REGIÃO ADMINISTRATIVA DE FRANCA

A Região Administrativa de Franca é uma área de governo criada pelo poder executivo do estado de São Paulo e reúne 23 municípios de sua área central, distribuídos em duas regiões de governo, que concentram mais de 757.000 (setecentos e cinquenta e sete mil) habitantes. As maiores são Franca com 344.000 (trezentos e quarenta e quatro mil) habitantes, Batatais com 60.000 (sessenta mil) habitantes, São Joaquim da Barra com 46.000 (quarenta e seis mil) habitantes e Orlândia com 43.000 (quarenta e três mil habitantes).



CIDADE DE FRANCA

População estimada 2016: 344.704
População 2010: 318.640
Área da unidade territorial 2015 (km²): 605,679
Código do Município: 3516200
Prefeito 2017: Gilson de Souza



Franca é um município do interior do estado de São Paulo, sede da 14ª Região Administrativa. É a 74ª maior cidade brasileira e a 9ª maior do interior do estado de São Paulo. Localiza-se a 20º32'19" de latitude sul e 47º24'03" de longitude oeste, distante 401 km da capital estadual e a 676 km de Brasília. Possui uma área de 607,333 km², dos quais 86,92 km² estão em zona urbana, e sua população estimada em 2016 é de 344.704 habitantes. É conhecida em todo Brasil como a Capital Nacional do Calçado.

Sendo considerada a 5ª cidade mais segura do Brasil a 5ª melhor cidade para se viver, a 20ª mais desenvolvida e a 52ª em qualidade de vida. É um importante centro urbano, econômico e industrial atraindo diariamente milhares de pessoas de cidades ao seu redor tanto do estado de São Paulo como de Minas Gerais. Franca foi eleita a cidade brasileira com a melhor rede de saneamento básico para a população dentre as cidades acima de 300 mil habitantes, de acordo com o Instituto Trata Brasil, responsável pelo levantamento. A rede de água e o fornecimento de esgoto são garantidos a todas as casas do município.

A economia da cidade é desenvolvida nos 03 setores:



SETOR PRIMÁRIO - AGRICULTURA

Destaca-se pela relevante agricultura, como centro de uma das mais importantes regiões produtoras de café do mundo, a "Alta Mogiana”. O café produzido nessa região possui alta aceitação nos mercados nacional e internacional, que devido ao clima, solo e altitudes favoráveis fazem da região uma das mais importantes na produção de café brasileiro de alta qualidade.
Grande parte da produção local de café é comercializada por meio da COCAPEC - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, que reúne inúmeros agricultores da região e participa das diversas etapas produtivas e de distribuição do café.



SETOR SECUNDÁRIO - INDÚSTRIA

Cidade primordialmente industrial, Franca é a maior produtora de calçados do Brasil e da América Latina, possuindo mais de 1000 indústrias de grande e médio porte, como: Ferricelli, Calvest, Ferracini, Estival, Samello, Vitelli, Carmen Steffens, Tenny Wee, Rafarilo, Amazonas, Mariner, Laroche, PG4, Sândalo, HB, Bull Terrier, Democrata e Opananken, sendo importante observar que tais indústrias são muito bem instaladas e estruturadas, respeitando todas as normas ambientais e também sociais não havendo a participação de mão de obra infantil.

Possui um dos maiores centros de ensino e pesquisa no setor coureiro-calçadista contando com centros de Design e formação profissional que são considerados como um dos maiores e mais modernos que existem neste setor, sendo referência nacional e internacional.

Com produção em grande parte destinada à exportação, a cidade leva seus produtos a várias partes do mundo, como EUA, Europa Ásia e América Latina. Os calçados fabricados são tidos como de referência mundial em quesitos como conforto, qualidade, tecnologia e design, voltados para diversos segmentos - infantil, feminino e principalmente masculino, assim como acessórios de moda, enfeitando vitrines da alta moda em todo o mundo. São também destaque pelo alto giro de vendas e lucro para seus revendedores.

A cidade tem experimentado nos últimos anos a diversificação do parque industrial, abrigando também importantes indústrias de confecções, fundição, joias e diamantes , metalúrgicas, de alimentos e bebidas, de cosméticos, de móveis entre outras, indústrias essas instaladas numa cidade que conta com um dos mais modernos distritos industriais do Brasil, possuindo toda infraestrutura básica para a instalação de toda e qualquer tipo de indústria numa área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados inteiramente urbanizados. É também um dos maiores polos de lapidação de diamantes do mundo, e no município encontra-se o único escritório do Brasil e da América do Sul especializado em diamantes.



SETOR TERCIÁRIO

Franca é um importante centro na região de produção e de difusão de conhecimento tecnológico, tendo atraído investimentos na melhoria dos processos de desenvolvimento de softwares comerciais, com a instalação de dezenas de pequenas empresas vindas de outras regiões, formadas por ex-estudantes de Cursos de Tecnologia oferecidos por Instituições de Ensino situadas na cidade.

O comércio também se destaca na cidade. Além da população local, grande parte dos moradores da região dependem dele. Tem importantes empresas como Atacadão, Wal Mart, Makro, Havan, entre outras, e dois shoppings: Franca Shopping e Shopping do Calçado de Franca.
O Shopping do Calçado de Franca atualmente figura como o segundo maior shopping da categoria em toda a América Latina. Possui cerca de 76 lojas com mais de 300 marcas para vendas no atacado e varejo. Encontra-se em Franca a sede do Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do país.